Entrevista - Markinhu Meireles: "Quero ir aonde o problema está, ou seja, junto com a população, e não esperar o problema chegar na Câmara"

Das ondas do rádio ao microfone do legislativo? Markinhu Meireles, locutor e produtor de eventos, conversou com o Cidadania Pensante e falou sobre o papel do vereador, disse conhecer os bastidores do poder e já tem seu nome para o Executivo definido. Confira a entrevista:


Cidadania Pensante: O que o levou a ser pré-candidato a vereador pela cidade de Itajubá?

Markinhu Meireles: A política sempre esteve presente em minha vida, me lembro que, ainda criança, eu participava dos comícios e inclusive fazendo discursos em campanhas tanto municipal quanto estadual.

Com 8 anos de idade, ainda na cidade de Cruzília, eu já saía com uma pastinha na mão e cheio de santinhos para distribuir nas casas de amigos e parentes. Com o passar do tempo, eu apoiei alguns candidatos em Itajubá, e, em 2009, eu tive a oportunidade de trabalhar na Câmara Municipal de Itajubá, onde conheci todo processo legislativo por sete anos.

E o que me chamou atenção para ser pré-candidato é que eu entendi a real necessidade da população, que quer apenas transparência e compromisso dos políticos. Hoje, eu tenho relacionamento em todas as esferas públicas, tanto municipal, estadual e federal, e acredito que isso irá agregar valores à nossa cidade, e a minha maior vontade é que os mais necessitados sejam ouvidos.

Cidadania Pensante: A cultura na cidade ainda é pouco explorada? Que projetos podem ser levados para a pauta neste sentido?

Markinhu Meireles: Vejo que nossa Itajubá tem desenvolvido a cultura, mas precisamos avançar muito mais, principalmente em nossas escolas, despertando em nossas crianças o interesse em explorar a arte, música, e a nossa história.

O primeiro passo para que possamos ter uma cultura expressiva é ouvir e respeitar o Conselho Municipal de Cultura, que é um órgão que, por muitas vezes, é deixado de lado.

As ações do executivo deveriam passar pelo conselho, e não serem realizadas independentemente; e se faz necessário que a secretaria de cultura caminhe junto com o conselho e que seja feito um estudo de aplicação dos recursos de financiamento de ações e metas para o setor.

Cidadania Pensante: 2020 não está sendo fácil, principalmente, para aqueles que promovem eventos que têm aglomeração. É possível pensar em outro tipo de cultura?

Markinhu Meireles: Está sendo um momento muito difícil aos produtores culturais, e a única maneira de nos aproximar de nosso público é realizando eventos virtuais, dando a oportunidade para que nossos artistas levem conhecimento e cultura ao público de uma forma mais rápida e segura.

Cidadania Pensante: Além da cultura, como você pode contribuir com a cidade a partir do Legislativo?

Markinhu Meireles: Um dos princípios do legislativo é legislar, fiscalizar e representar, mas acredito que a maior função de um vereador deva ser ouvir os anseios da população, pois o cargo dele é o que está mais próximo do povo, e ele quem faz o elo entre sociedade e o prefeito, e isso é o que mais quero e sei fazer, quero ir aonde o problema está, ou seja, junto com a população, e não esperar o problema chegar na Câmara, principalmente com responsabilidade e transparência. 

Outro ponto importante e que eu acredito que poderá contribuir é o meu relacionamento e apoio que tenho na Assembleia de Minas, Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Cidadania Pensante: Depois de uma longa discussão, houve a diminuição do número de vereadores. Você concordou com isso?

Markinhu Meireles: Concordei sim, pois, na época em que fui assessor na Câmara Municipal de Itajubá, acompanhei as audiências e vi que a população não aprovava o aumento dos vereadores e, mesmo assim, de uma forma equivocada, os vereadores foram contra a população e votaram para o aumento das cadeiras. Depois da votação, alguns tentaram se justificar e isso foi um dos motivos pelos quais eu pedi minha exoneração, por não concordar com a forma da votação.

Cidadania Pensante: O menor número pode prejudicar uma renovação no Legislativo?

Markinhu Meireles: Precisamos de qualidade e não quantidade. A população não só precisa saber escolher seus representantes, como também acompanhá-los, pois, se temos um grupo de vereadores atuantes, com certeza teremos um resultado mais positivo e próspero para nossa população, e o exemplo foi vivido agora com 17 vereadores, tivemos uma Câmara não muito atuante, e com uma das maiores reprovações de sua história.

Cidadania Pensante: Há alguns representantes que merecem mais um mandato, ou você é a favor de que se tenha uma renovação completa na casa?

Markinhu Meireles: A renovação é sempre positiva, independentemente em qual esfera ou circunstância seja, mas acredito que esta avaliação deva ser feita pelos eleitores, pois eles quem deram o voto de confiança para os vereadores que estão ocupando o cargo.

Cidadania Pensante: Você já declarou abertamente o apoio à pré-candidatura do Dr. Bob. Por quê pensa que ele pode ser o melhor nome para a cidade?

Markinhu Meireles: Eu apoio e acredito no Dr. Bob porque ele é uma pessoa de princípios e valores e hoje é respeitado no estado por ser um grande gestor de saúde. Tenho certeza de que seus projetos irão ao encontro da população e consequentemente ele irá agregar e muito no desenvolvimento econômico e principalmente social de nossa população.

O que me chama atenção no Dr. Bob é o seu jeito de administrar, sempre com um olhar de união, ouvindo as pessoas, e isso trará grandes benefícios para a cidade, e será sem dúvida alguma uma administração que fará valer a voz dos mais necessitados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista: Marcelo Krauss - "Não sou favorável ao licenciamento do vereador para exercer o cargo de Secretário Municipal. Vejo como uma traição com o seu eleitor"

Entrevista - Ana Angélica Marinho: "A cidade precisa olhar para todos os bairros e não só para os centrais"

Entrevista - Neide Hiene: "O não incluir ou tentar incluir para cumprir apenas uma legislação tira desse sujeito a oportunidade e o direito de participar ativamente na sociedade e de se tornar um cidadão de direitos"